Para
saber as qualidades de um carro, é preciso levar em conta fatores como
nível de segurança, conforto, aerodinâmica e custo de manutenção.
Lembramos
que mesmo um carro sendo seguro ou não, na maioria dos casos a
segurança realmente depende do condutor, segundo levantamentos da
polícia rodoviária, a maioria dos acidentes são causados por
imprudência, distração ou cansaço, portanto, cabe a cada motorista,
saber o seu limite e trafegar com responsabilidade e respeito à vida.
Confira a lista com 6 carros que receberam as notas mais baixas nos testes de segurança realizado pela Latin NCAP:
Confira a lista com 6 carros que receberam as notas mais baixas nos testes de segurança realizado pela Latin NCAP:
1 º - Effa M100
O
M100, que é supervisionado pela Suzuki, tem um visual interessante e um
preço tentador, mas é um carro que deixa a desejar quando se fala em
segurança e acabamento. É difícil encontrar peças e tem pouca
estabilidade.
É
fato comprovado que os carros dessa marca sofrem problemas graves de
construção e engenharia, assunto esse que vem sendo discutido em fóruns
internacionais.
2º - Corsa Classic
Um
carro com baixo custo de manutenção, desvaloriza pouco, motor potente e
econômico. A única falha é na segurança, o Classic é um dos carros mais
inseguros vendidos no Brasil. A GM é a única montadora que não
participa, de forma expontânea, nos testes do INMETRO. É também a que
mais fez recall de 2002 até 2015 (total de 56 recalls).
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
- Chevrolet Classic
Nível de segurança para adultos: 1 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: Nenhum
Nível de segurança para adultos: 1 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: Nenhum
3º - Peugeot 207 SW/Escapade
É
um carro que oferece um certo conforto, mas sofre grande desvalorização
após a compra. Obteve notas baixas em testes de segurança. Difícil
encontrar peças e suspensão frágil para as ruas do Brasil.
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
- Peugeot 207 SW
Nível de segurança para adultos: 2 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: 2 frontais
Nível de segurança para adultos: 2 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: 2 frontais
4º - Renault Clio
Além
de ser difícil encontrar peças para o Clio, a Renault trabalha pouco na
divulgação de informações para as concessionárias no Brasil, o que
encarece os custos de manutenção. O motor é frágil e a bobina sempre
apresenta problemas.
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
- Renault Clio
Nível de segurança para adultos: 3 estrelas
Nível de segurança para crianças: 1 estrelas
Data do teste: Janeiro de 2014
Airbag: 2 frontais
Nível de segurança para adultos: 3 estrelas
Nível de segurança para crianças: 1 estrelas
Data do teste: Janeiro de 2014
Airbag: 2 frontais
5º - Chery QQ
Um
carro que não deveria ser vendido nem no Brasil e nem na China. Recebeu
notas baixíssimas em testes de colisão, não têm aerodinâmica, motor fraco.
Alejandro Furas, Secretário Geral da Latin NCAP testes de segurança, explica por que o modelo recebeu nota zero no teste: “Considerando as deformações que o carro testado apresentou, assim como o movimento da coluna de direção e o comportamento da estrutura e do tubo metálico que une as duas colunas A, é muito provável que os resultados da versão com airbags não melhorariam tanto”. Oficialmente, a estrutura foi considerada "instável".
Alejandro Furas, Secretário Geral da Latin NCAP testes de segurança, explica por que o modelo recebeu nota zero no teste: “Considerando as deformações que o carro testado apresentou, assim como o movimento da coluna de direção e o comportamento da estrutura e do tubo metálico que une as duas colunas A, é muito provável que os resultados da versão com airbags não melhorariam tanto”. Oficialmente, a estrutura foi considerada "instável".
6º Peugeot 207
Um
carro bonito, mas com muita tecnologia e pouquíssima informação no
mercado brasileiro, é muito difícil encontrar peças, o que acaba
aumentando o custo de manutenção.
Por ser um carro europeu, não foi feito para as ruas esburacadas, desniveladas e com lombadas, como no Brasil.
Os problemas mais comuns no 207 é na suspensão.
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
Resultados no teste de segurança realizado pela Latin NCap:
- Peugeot 207
Nível de segurança para adultos: 2 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: 2 frontal
Nível de segurança para adultos: 2 estrelas
Nível de segurança para crianças: 2 estrelas
Airbag: 2 frontal